Páginas

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

MANIFESTAÇÃO PACÍFICA EM FAVOR DO MANGUE DE PEDRA



No sábado às 17:00 na Praça de Santo Antônio, ocorreu a manifestação pacífica em favor do mangue de Pedra, da Praia da Gorda, na Raza.



                                                                Faixas de Protesto    


      Marco Antonio, da Associação    

A manifestação foi encabeçada pela Associação dos Remanescentes de Quilombolas da Raza. E contou com a participação de ONGs como a Ativa Búzios, e a sociedade civil, engajada nesse projeto. O que se viu, foi um aglomerado de ideias em favor de proteção do Mangue de Pedras. Todos com a mesma preocupação. Cuidar daquele recanto único, que tem um ecossistema fragilíssimo. Os que compareceram deram uma demonstração de civilidade e participação publica no tocante ao meio ambiente.

A Associação dos Remanescentes de  Quilombolas apresentou em slides fotos da caminhada ecológica feita no ano passado e Um vídeo sobre as maravilhas do Mangue. Depois, o presidente da Associação com a palavra, explicou a importância daquela área , não só para preservação do ecossistema, mas para a história do povo Quilombola, sua tradições e costumes.

                                  Foto histórica
 


Ainda naquela região se pesca e se colhe semanalmente. É uma área fértil. E se explorada dessa forma, como pretende o Riserva 95, com 221 casas, morrerá em poucos anos. Os acessos a praia ficarão mais complicados, a oferta de água doce diminuirá, o esgoto cairá ou em fossas, destruindo o lençol freático, ou in natura na praia. Imaginemos 221 casas com 221 fossas.

As ações cabíveis para impedir a construção do “Hotel Residência” já foram tomadas. Agora é continuar trabalhando e fiscalizando e se manifestando. Búzios ainda é jovem na questão levante público. É se manifestando sempre que o povo aprende a ter voz.

É preciso uma participação popular efetiva no dia 01 de março, no CEMEI, na Raza, onde ocorrerá, a audiência publica para discussão do Projeto de Proteção ao Mangue, proposto pela Prefeitura Municipal.  
Fica mais uma vez a data; dia 01 de março no CEMEI às 17:00 horas.




O presidente da Câmara, João Carrilho, foi a única autoridade presente ao evento

  Adriano, vice-presindente da Associação Dos               Remanescentes de Quilombolas da Raza, discursando.


A geóloga Kátia Mansur, dando uma aula sobre o Mangue

Um comentário:

  1. Quem ama Buzios e quer uma cidade melhor,sustentavel e com seu meio ambiente protegido irah com certeza acompanhar esta audiencia publica.

    ResponderExcluir