Páginas

quarta-feira, 20 de junho de 2012

A soberba e a inveja: Como Lúcifer quis ser Deus

 Este meu texto parece apenas religioso, mas é um assunto que passa pela religião, é comportamental.
Todos conhecem a história do anjo de luz, Lucifer, que foi  criado para adorar à Deus, junto com os outros anjos.

Lucifer era um anjo do mais alto escalão celestial. O anjo com o dom de música, sons, cânticos. Lá estava, eternamente na presença do Pai, adorando e desfrutando do que havia de melhor.
Quando em determinado momento, Lucifer pensou -"Porque não posso ser igual à Ele?". Olhando para o lado viu Rafael, Miguel e Gabriel adorando a majestade de Deus, e perguntou: -"Bobos, porque ficar aí sendo menos se podem ser mais?". A respota foi um sonoro não, não queremos ser iguais à Deus. Sua presença nos basta. Ali iniciou-se uma guerra. Elevando o arcanjo MIguel, inclusive è príncipe da milícia celeste.

Foi o princípio de tudo. O começo do fim da humanidade. Lucifer desejou ser quem não era, achando que podia ser como Deus. Não satisfeito, invejou o amor dos outros anjos e a abnegação deles em apenas amar a Deus e louva-lo dia e noite. E por fim tentou tira-los dessa presença.

A primícia de todos os pecados é a soberba. Querer ser "deus". Depois a inveja. São esses dois a raíz de todo o mal e corrupção que se espalha pela sociedade. Como dizem, o sol nasce para todos e ele brilha com intensidade para quem é capaz de ver todas as suas nuances. Em tempo: Lúcifer significa estrela da alvorada. "Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. E contudo levado serás ao (Sheol), ao mais profundo do abismo.". Isaías 14:12-15

Amigos que me lêem quero traçar um paralelo entre esse momento e a vida cotidiana do ser humano. Pois bem, as pessoas todas, nascem com um propósito, um desejo e um chamamento para algo. Esse propósito é pessoal e particular.Deus nos chama e ponto. E assim muitas vezes estamos adorando à Deus, com nossa vida e nossas escolhas, como os arcanjos, e derepente alguém nos diz -Ei, ta maluco? Você pode ser mais do que isso. Deixa de ser otário, você pode ter muito mais. Seja o capitão disso, pra que obedecer se você pode mandar? E você diz não! Prefiro confiar no meu Deus, e adora-lo, fazer o correto e ser honesto.

Ali começa uma guerra. A guerra de primeiramente, quererem te dizer que o que você está fazendo está errado, e depois, quando você nega esse pedido, de ser mais do que aquilo que Deus quer, e passa a ser o alvo da batalha. Você passa a ser inimigo. Você passa a ser um objeto a ser conquistado.

Parece que estou na esfera espiritual, mas as relações humanas são assim. A soberba de querer ser algo que não se é e não foi chamado para ser. Te tira do caminho correto. Pois perde-se tempo fazendo o que não é seu quando podia estar fazendo algo grande que você tem talento para fazer.

Enfim, viver em sociedade não é fácil, é cansativo, e nos deixa sempre agitados. O bom, é sempre estar regados de paz e tendo a certeza de que o caminho e a jornada são longos, mas no fim de tudo a vitória é certa! Afinal de contas, nada de melhor está por vir. O que havia de melhor já foi feito há dois mil anos atrás.  E isso me basta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário