Páginas

quarta-feira, 16 de maio de 2012


Ginecologia e Direito da Mulher em Búzios





Há muitos anos as mulheres buzianas vinham sofrendo um desrespeito. A marcação de especialista em ginecologia se dava uma vez por mês no primeiro dia útil o que causava confusão, desorganização e filas que dobravam a esquina.
Mas nesta quarta feira fazendo uma reportagem tive a grata surpresa de “descobrir sem querer” que a marcação para ginecologista agora não tem dia certo. Qualquer dia da semana de segunda a sexta das 8 as 17 você mulher, pode marcar sua consulta. O dia da consulta já é outra história. A espera gira em torno de trinta dias, mas com sorte, a sua consulta pode ser antecipada.
Já nos módulos médicos que atendem os bairros da Brava, Cem Braças, Raza e demais bairros a marcação continua sendo uma vez por mês em dias alternados. Quais dias somente indo ao módulo médico para saber, pois os mesmos não tem telefone de contato.  Essa espera nos módulos não é o único problema para as mulheres, a grande reclamação da maioria delas é a falta de opção de ginecologistas mulheres. Algumas mulheres, principalmente as mais idosas, preferem ser examinadas por uma médica mulher. Vale lembrar que o exame ginecológico é um exame desconfortável e constrangedor para qualquer mulher.  
Faz parte de uma saúde mais humana observar e estudar todos os aspectos da saúde da mulher. A coleta de preventivo, mamografia, exames periódicos, todas essas questões precisam de muita atenção do poder público. Trabalhar com prevenção, esse é o grande segredo de um gestor de sucesso na área de saúde. A prevenção é infinitamente mais eficaz e econômica do que o tratamento das doenças. Um câncer de colo de útero descoberto no seu início aumenta a chance de cura em 60%. Por isso a importância de aplicar essa marcação sem data especifica também nos módulos médicos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário